Prometo! A promessa de obediência sacerdotal
Resumo
Obedecer sempre foi um grande desafio! Nos dias atuais, talvez venha sendo até mais desafiador. O presente artigo tem como objetivo apresentar a promessa de obediência, dentro do contexto do clero diocesano. Veremos as raízes que fundamentam a promessa de obediência. Em seguida, à luz do Magistério da Igreja, entenderemos como a mesma compreende e orienta a dinâmica da obediência. Por último, queremos contemplar as luzes oferecidas pelos teólogos e pelos últimos Papas para uma vivência da obediência de modo autêntico, saudável e coerente com o que a Igreja espera.
Palavras-chave: Obediência. Sacerdócio. Igreja. Ordenação. Promessa.
Referências
Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2010.
Código de Direito Canônico. São Paulo: Loyola, 2010.
Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros. São Paulo: Paulinas, 2013.
Pontifical Romano. São Paulo: Paulus, 2010.
PAPA FRANCISCO. Discurso no Encontro com os sacerdotes diocesanos em Caserta. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/july/documents/papafrancesco_20140726_clero-caserta.html. Acesso em: 20 ago. 2021.
Presbyterorum Ordinis. Petrópolis: Vozes, 1968.
BENTO XVI. Luz do mundo: o Papa, a Igreja e os sinais dos tempos: uma conversa com Peter Seewald. São Paulo: Paulinas, 2011.
BOFF, L. Vida segundo o Espírito. Petrópolis: Vozes, 1995.
CÂMARA, H. Mil razões para viver. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987
KEARNS, L. Teologia da Vida Consagrada. Aparecida: Santuário, 2017.
OLIVEIRA, J. Viver os Votos em Tempos de Pós-Modernidade. São Paulo: Loyola, 2002.
PIACENZA, M. Carta Aos Sacerdotes Sobre A Promessa De Obediência. Disponível em: http://www.novaalianca.com.br/index.php/sacerdocio/430-carta-aos-sacerdotes-sobre-a promessa-de-obediencia. Acesso em: 25 ago.2021.
RISÉ, C. A inaceitável ausência do pai. São Paulo: Cidade Nova, 2007.
ROBSON, H.; LORENZ, F. Espiritualidade do Padre Diocesano. São Paulo: Paulus, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores mantêm os direitos autorais e ao mesmo tempo, concedem cessão dos mesmos direitos autorais à Revista Coletânea que passa ter plenos direitos de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. As publicações deste periódico poderão ser reproduzidas desde que devidamente referenciadas, conforme a licença adotada.