Sobre a Revista

Foco e Escopo

COLETÂNEA é uma publicação semestral da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. A revista tem como objetivos o incentivo à pesquisa, a produção de conhecimento e a divulgação do pensamento filosófico e teológico, contribuindo para a integração da comunidade acadêmica em graduação e pós-graduação e para a promoção do intercâmbio de experiências com outras instituições do país e do exterior.

A Revista Coletânea é composta pelas seguintes seções:

Dossiê temático: a revista apresenta um conjunto de artigos sobre o tema selecionado nas áreas de Filosofia e Teologia. Até 20 laudas escritas.

Artigos diversos: outros textos, resultantes de estudos e pesquisas concernentes a temas de interesse da revista, adequados à missão e ao escopo da Coletânea. Até 20 laudas escritas.

Traduções: destina-se à tradução de textos relevantes para a pesquisa nas áreas de Filosofia e Teologia: documentos transcritos parcial ou integralmente, acompanhados de texto introdutório; obras raras, coleções, bibliotecas e arquivos descritos, analisados e/ou parcialmente reproduzidos em fac-símiles. Os autores são convidados pelos editores do dossiê ou por livre submissão. Até 15 laudas.

Resenhas: textos críticos sobre obra publicada até um ano antes da chamada para o número da revista. Os trabalhos podem ser de submissão livre ou de autores indicados pelos editores. Serão aceitas resenhas de livros, de três a cinco laudas.

A política editorial atual da Coletânea é alternar números reunindo artigos diversos entre os submetidos continuamente para apreciação pelo Conselho Editorial e números especializados (dossiês), versando sobre temas e áreas filosóficas e teológicas de relevo.

A Revista Coletânea publica somente trabalhos inéditos em português, sob a forma de artigos e resenhas. Os artigos expressarão única e exclusivamente as opiniões e conclusões de seus autores. O envio de originais implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista Coletânea, por um ano a partir da data da publicação. Não nos comprometemos com a devolução das colaborações recebidas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Inicialmente os editores fazem uma verificação preliminar a fim de identificar se o texto está de acordo com as normas e com a missão da revista Coletânea. 

Em seguida, a equipe da Revista Coletânea indica dois pareceristas externos para o texto submetido. O texto, sem nenhuma identificação do autor, é lido pelos avaliadores, que têm o prazo de 20 dias para enviar seus comentários sobre o texto e sua decisão. A avaliação é cega, por pares. Não são reveladas nem a identificação do autor nem a dos pareceristas. O avaliador decide entre as seguintes opções: 1) aceitar o artigo para publicação tal como está; 2) aceitar o artigo para publicação, sugerindo pequenas mudanças e alterações; 3) rejeitar o artigo a princípio, mas sugerindo que ele seja reformulado e submetido novamente no futuro, caso este seja o desejo do autor; 4) rejeitar o artigo para publicação.

Em relação às possíveis controvérsias, no caso de pareceres antagônicos, os editores enviam o texto para ser avaliado por um terceiro parecerista. O responsável por analisar os pareceres e tomar a decisão final é do editor: aceitar retificações requeridas, submeter a nova rodada ou rejeitar. IMPORTANTE: para a lisura do processo, o autor tem acesso aos pareceres dos avaliadores – sem saber os nomes destes, como já foi dito –, a fim de compreender a razão do aceite ou da recusa de seu artigo.

Periodicidade 

A Revista Coletânea tem periodicidade semestral, com números referentes aos períodos janeiro-junho e julho-dezembro de cada ano.

Política de Acesso ao Conteúdo 

A Revista Coletânea oferece duas formas de acesso ao conteúdo: através da edição impressa, por meio de assinatura ou permuta, e pelo acesso livre imediato pelo portal SEER, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Isenção para Autores

A Revista Coletânea tem como objetivo divulgar e promover o conhecimento científico nos campos de Filosofia, Teologia e de ciências afins, de forma gratuita, para autores.

Nenhum valor monetário ou de outra natureza, assim como taxas de inscrição e de submissão, é cobrado dos autores para publicação de seus trabalhos neste periódico técnico-científico.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

A atividade editorial do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro teve início em 1935, surgindo no ambiente do movimento litúrgico e do zelo pastoral de Dom Abade Tomás Keller e de outros monges, sobretudo de Dom Hildebrando Petrola Martins. Os primeiros livros e livretos foram publicados sem o nome de uma editora, apenas do Mosteiro.