Dioniso e Apolo em Nietzsche: uma recepc?a?o peculiar da Gre?cia Antiga
Resumo
Resumo: Nietzsche tem uma leitura muito pro?pria sobre a cultura da Gre?cia Antiga, de modo que sua visa?o de Dioniso e Apolo na?o pretende acompanhar o que foram tais deuses para os gregos ou para a Filosofia nascente. Fascinado pela trage?dia grega, pois suas linhas mante?m o combate em todos os ni?veis e sa?o, ao mesmo tempo, Teatro e Religia?o, o filo?sofo ve? as ma?scaras de Apolo e a dilacerac?a?o ti?pica de Dioniso nessas apresentac?o?es do se?culo V a.C., o que vem a servir a? sua pro?pria reflexa?o cri?tica da racionalidade moderna na qual esta? ele inserido. Pretende-se apontar algo dessa problema?tica comparando com a cultura grega vista historicamente e independente da abordagem nietzschiana.
Palavras-chave: Dioniso. Apolo. Ma?scaras. Mito. Si?mbolo.
Abstract: Nietzsche has a very own reading about the culture of Ancient Greece, so that his vision of Dionysus and Apollo didn’t intend to follow what were such gods to the Greeks or to the nascent Philosophy. Fascinated by Greek Tragedy, because their lines keep the fight on all levels and are, at the same time, Religion and Theatre, the philosopher sees Apollo masks and the disruption typical of Dionysus in these presentations from the 5th century BC, which serves his own critical reflection on modern rationality in which he is inserted. It is intended to point out something of this problem comparing with Greek culture historically seen and independent of the nietzschean approach.
Keywords: Dionysus. Apollo. Masks. Myth. Symbol.
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