Maravilhamento e fenomenologia do espaço no Mundo da Vida Contemporâneo: interfaces entre as ciências, as produções tecnológicas e as expressões culturais

Autores

  • Jean Felipe de Assis

Resumo

Assumindo os diversos modos de entendimento das Geometrias, assim como os respectivos discursos a respeito do que seja o espaço e as condições e as possibilidades de compreensão do mesmo, constata-se o maravilhamento como uma condição sine qua non para a intelectualidade. Verifica-se também a perplexidade diante de inúmeras propostas distintas – e, às vezes, conflitantes e antagônicas – de entendimento do espaço. Opta-se, assim, por uma proposta fenomenológica do espaço a partir do mundo da vida contemporâneo, abordagem esta que possibilita um discurso a respeito das ciências e suas respectivas tecnologias, expressas ao longo de inúmeras manifestações culturais em variados horizontes históricos particulares.

Biografia do Autor

Jean Felipe de Assis

Jean Felipe de Assis é doutor em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Edição

Seção

Artigos