https://revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/issue/feed Revista Coletânea 2025-02-10T14:53:28-03:00 D. Anselmo Chagas de Paiva OSB revista.coletanea@corporativo.fsbrj.edu.br Open Journal Systems <div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>COLETÂNEA é uma publicação semestral da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. A revista tem como objetivos o incentivo à pesquisa, a produção de conhecimento e a divulgação do pensamento filosófico e teológico, contribuindo para a integração da comunidade acadêmica em graduação e pós-graduação e para a promoção do intercâmbio de experiências com outras instituições do país e do exterior.</span></p></div></div></div> https://revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/article/view/460 Editorial 2025-02-10T09:32:54-03:00 D. Basílio da Silva, OSB d.basilio@corporativo.msbrj.org.br 2025-02-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 D. Basílio da Silva, OSB https://revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/article/view/461 Um Deus próximo a nós: uma contribuição à interpretação teológica de Jo 1,14a 2025-02-10T09:50:26-03:00 Bruno Magalhães Costa brunomc.the@gmail.com <p>Nenhuma palavra na Escritura é ocasional ou ociosa. Ao descrever <br>a encarnação do λόγος em Jo 1,14a, o apóstolo usa o verbo σκηνόω que <br>primariamente não significa morar, habitar, mas armar a tenda. O contexto <br>literário de Jo 1,14a é o prólogo (Jo 1,1-18), composição que apresenta o <br>tema da pré-existência e da encarnação de Cristo. Relacionar o vocábulo <br>σκηνόω com seus correlatos veterotestamentários possibilita perceber a <br>interpretação que João faz da encarnação como um fato de natureza cúltica. <br>“Armar a tenda” é o modo como o Antigo Testamento exprime a presença <br>de Deus no meio do seu povo (Ex 25,8-9; Nm 12,5; 2Sm 7,6). Nos salmos <br>(22,2; 26,5; 30,21; 83,2) Israel canta o seu desejo de habitar junto à tenda de <br>Deus. Com a destruição do Templo pelo Império babilônico, os profetas <br>Ezequiel (Ez 37,26-28; 43,3-12; 47,1-12) e Zacarias (Zc 2,14-15) anunciam <br>a promessa de Deus de reconstruir a sua Tenda, o seu Templo no meio <br>do povo. Jo 1,14a declara o cumprimento dessa promessa. Jesus mesmo <br>explicita isso em Jo 2,22-23 ao fazer um paralelo entre o Templo e o seu <br>corpo. Em Ap 21,3, o autor sagrado usa novamente o verbo σκηνόω para <br>referir-se à tenda na qual Deus habitará com o seu povo para sempre.</p> 2025-02-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Bruno Magalhães Costa https://revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/article/view/462 Um diálogo que abre o coração: Jesus e a Samaritana junto ao poço de Jacó (Jo 4,1-42) 2025-02-10T10:01:19-03:00 Maria Isabel dos Santos Araújo missbelstar@gmail.com <p>Trata-se de uma pesquisa realizada para o Programa de Iniciação <br>Científica da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, do ano de 2023, <br>tendo como orientador o Professor Doutor D. Basílio da Silva, OSB. Esta <br>pesquisa foi realizada no âmbito do estudo literário, exegético e teológico, <br>partindo de sua definição e objeto próprios, cujo objetivo é estudar cada <br>perícope joanina com ênfase na análise narrativa para o Evangelho e a <br>retórica-literária para as Cartas. A perícope Jo 4,1-42 apresenta o diálogo <br>de Jesus com uma mulher samaritana e demonstra como a Palavra de Deus <br>é capaz de oferecer abertura ao diálogo e a conversão do coração.</p> 2025-02-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Maria Isabel dos Santos Araújo https://revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/article/view/463 Enfermo de Betesda: paralisia física ou espiritual? 2025-02-10T10:25:39-03:00 Monica Tostes Brandão monicatbrandao@gmail.com <p>Este artigo analisa a “paralisia” do Enfermo de Betesda, cuja cura <br>é narrada no Evangelho de João (5, 1-8) como o terceiro milagre (σημεῖoν) <br>realizado por Jesus. Trata-se de um enfermo que diante de uma suposta <br>paralisia física, coloca sua esperança de cura nas águas milagrosas de uma <br>piscina, quando agitadas por um Anjo. Seu retorno à saúde, porém, se dá <br>não pela água, mas mediante à Palavra de Jesus: “Levanta, pega tua cama e <br>anda” (5,8). Comumente apresentado como um homem paralítico paciente, <br>que apesar de estar há tanto tempo em sua doença ainda tinha esperança de <br>cura, este artigo propõe uma nova leitura: seria ele mesmo paciente? qual <br>seria sua verdadeira enfermidade? Seria uma paralisia física ou espiritual? <br>Estaria ela relacionada ao pecado? O que verdadeiramente o impedia de <br>caminhar em direção à cura? A partir do texto grego, da Teologia Joanina <br>e do estudo de algumas doenças espirituais, buscar-se-á os fundamentos <br>que demonstrem se tratar não de uma paralisia física, mas de uma paralisia <br>espiritual, assim como também apontar as doenças espirituais, que <br>podem ir além das doenças físicas, tendo na paralisia uma das formas de <br>manifestação, como no enfermo de Betesda.</p> 2025-02-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Monica Tostes Brandão https://revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/article/view/464 O Paráclito em João 14, 1-26 2025-02-10T10:31:31-03:00 Luiz Eduardo Coutinho Cardoso Junior, OCD luizeduardojunior21@gmail.com <p>O Evangelho de João desperta e aquece os corações que desejam <br>alçar voos altos. Seguindo a lógica joanina, Jesus também é um Paráclito <br>(1Jo 2,1), ao mesmo tempo, Ele diz rogar ao Pai para que deixe aos seus <br>discípulos um “outro Paráclito” (Jo 14, 16). Este Paráclito tem como função <br>dar testemunho da verdade, permanecer, ensinar, recordar, enfim, uma <br>série de elementos característicos da atividade do Espírito. Surge-nos uma <br>espécie de indagação, onde procuramos investigar quem é este Paráclito de <br>que nenhum outro evangelista falou, de modo que seja possível ao menos <br>aproximarmo-nos ainda mais da terceira Pessoa da Trindade.</p> 2025-02-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Luiz Eduardo Coutinho Cardoso Junior, OCD https://revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/article/view/465 Revista de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro 2025-02-10T10:39:52-03:00 D. Basílio da Silva, OSB d.basilio@corporativo.msbrj.org.br 2025-02-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 D. Basílio da Silva, OSB