Prometo! A promessa de obediência sacerdotal

Autores

  • Douglas Alves Fontes Reitor do Seminário São José de Niterói

Resumo

Obedecer sempre foi um grande desafio! Nos dias atuais, talvez venha sendo até mais desafiador. O presente artigo tem como objetivo apresentar a promessa de obediência, dentro do contexto do clero diocesano. Veremos as raízes que fundamentam a promessa de obediência. Em seguida, à luz do Magistério da Igreja, entenderemos como a mesma compreende e orienta a dinâmica da obediência. Por último, queremos contemplar as luzes oferecidas pelos teólogos e pelos últimos Papas para uma vivência da obediência de modo autêntico, saudável e coerente com o que a Igreja espera.


Palavras-chave: Obediência. Sacerdócio. Igreja. Ordenação. Promessa.

Biografia do Autor

Douglas Alves Fontes, Reitor do Seminário São José de Niterói

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado e Mestre em Teologia pela mesma Universidade. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis. Atualmente, exerce a função de reitor do Seminário São José de Niterói e atua como horista do Instituto Filosófico e Teológico do mesmo Seminário. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Cristologia, Soteriologia, Espiritualidade, Ecumenismo, Pneumatologia, Formação Sacerdotal e Antropologia Teológica. Membro da SOTER e da SBTS. Secretário-Executivo do regional Leste 1 da CNBB.

Referências

Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2010.

Código de Direito Canônico. São Paulo: Loyola, 2010.

Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros. São Paulo: Paulinas, 2013.

Pontifical Romano. São Paulo: Paulus, 2010.

PAPA FRANCISCO. Discurso no Encontro com os sacerdotes diocesanos em Caserta. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/july/documents/papafrancesco_20140726_clero-caserta.html. Acesso em: 20 ago. 2021.

Presbyterorum Ordinis. Petrópolis: Vozes, 1968.

BENTO XVI. Luz do mundo: o Papa, a Igreja e os sinais dos tempos: uma conversa com Peter Seewald. São Paulo: Paulinas, 2011.

BOFF, L. Vida segundo o Espírito. Petrópolis: Vozes, 1995.

CÂMARA, H. Mil razões para viver. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987

KEARNS, L. Teologia da Vida Consagrada. Aparecida: Santuário, 2017.

OLIVEIRA, J. Viver os Votos em Tempos de Pós-Modernidade. São Paulo: Loyola, 2002.

PIACENZA, M. Carta Aos Sacerdotes Sobre A Promessa De Obediência. Disponível em: http://www.novaalianca.com.br/index.php/sacerdocio/430-carta-aos-sacerdotes-sobre-a promessa-de-obediencia. Acesso em: 25 ago.2021.

RISÉ, C. A inaceitável ausência do pai. São Paulo: Cidade Nova, 2007.

ROBSON, H.; LORENZ, F. Espiritualidade do Padre Diocesano. São Paulo: Paulus, 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)