Fé Cristã, Razão e Secularismo: uma síntese do pensamento de Joseph Ratzinger

Heber Ramos Bertuci

Resumo


Esta pesquisa mostra que a relação entre fé e filosofia não foi uma questão abstrata, para os cristãos dos primeiros tempos da História da Igreja. Aqueles cristãos entenderam que o cristianismo deve ser classificado como racional e não como mito religioso, desenvolvendo, assim, dois argumentos centrais para a sua fé: (1) a teologia é uma investigação racional; e (2) o ser humano é capaz de conhecer a verdade. Estes dois pontos conduzem à crença de que a fé cristã não é limitação para a razão, mas, ao contrário, só ela é capaz de habilitar esta para cumprir o seu propósito. Diante de uma sociedade ainda influenciada por pontos negativos, quanto a razão, defendidos pelos modernistas, Bento XVI propõe, para diminuir a força destas tendências, reeducar os indivíduos por meio do amor, da fé e de uma visão correta da razão que ultrapasse a “técnica racional” moderna.

Palavras-chave: Razão. Fé Cristã. Secularismo. Joseph Ratzinger.

Abstract: This research proposes that the relationship between faith and philosophy was not an abstract issue for early Christians in Church history. Those Christians understood that Christianity should be classified as rational and not as a religious myth, by developing two central arguments for their faith: (1) theology is a rational inquiry; and (2) the human being is capable of knowing the truth. These two points lead to the belief that the Christian faith is not a limitation for reason, but, on the contrary, only faith is capable of enabling reason to fulfill its purpose. Faced with a society still influenced by negative points, concerning reason, and defended by modernists, Benedict XVI proposes, in order to diminish the strength of these tendencies, to reeducate people through love, faith and a correct view of reason that surpasses the modern “rational technique”.

Keywords: Reason. Christian Faith. Secularism. Joseph Ratzinger.


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